Nóticias

Nóticias


Educadores aprovam indicativo de greve para o início do ano letivo de 2011

Publicado em 20 de outubro de 2010 por CLAUDIA

Trabalhadores em educação pública da rede estadual aprovaram indicativo de greve para o início do ano letivo de 2011. A decisão foi tomada durante assembléia regional de São Luís, nesta quarta-feira (20), às 9 horas, que reuniu centenas de trabalhadores na sede da Fetiema.



A reunião, convocada pela direção do SINPROESEMMA, aprovou propostas como a construção de uma agenda, tendo em vista a composição de emenda para o orçamento do Estado para o próximo ano, a provocação de audiência pública para tratar do tema, reunião com comissão de educação da Assembléia Legislativa e, finalmente, reunião com o deputado estadual Rubens Pereira Júnior (PCdoB), para apresentação da pauta e pedido de apoio nesta empreitada.



Os trabalhadores também discutiram e encaminharam solicitação de audiência com o presidente do Legislativo, Marcelo Tavares (PSB), a fim de que seja votado o Estatuto do Educador, razão pela qual tem havido muitos embates do SINPROESEMMA com o governo estadual desde o ano passado, quando foi iniciada a construção da nova legislação.







Formação Continuada



Os educadores discutiram também a forma como está sendo conduzida a Formação Continuada pelo governo do Estado. Segundo denúncias, a qualificação tem causado transtornos a centenas de trabalhadores em todo o Estado, haja vista oferecer precárias condições de infraestrutura no que concerne à alimentação e alojamento, material didático inadequado e repetição de conteúdos, o que tem provocado revolta e desistência dos participantes.



Desta forma, a direção do SINPROESEMMA elaborou nota de repúdio quanto à falta de respeito e a desvalorização da categoria pelo governo. “Queremos registrar o nosso repúdio, quanto à forma que está sendo conduzido o Curso de Formação”, destacou o presidente do SINPROESEMMA, Júlio Pinheiro.



Pinheiro conclama a categoria, portanto, para juntos lutarem pelo fim deste tipo de abuso, ao tempo que invoca ainda, para a participação no calendário de mobilização.



Publicado em Sem categoria
Deixar um comentário

Dia do Educador é celebrado no próximo dia 28 na sede social

Publicado em 20 de outubro de 2010 por LEOCANDIDA

Para comemorar o Dia do Professor (dia 15) e o Dia do Servidor Público (dia 28), a direção do SINPROESEMMA realizará no próximo dia 28 (quinta-feira), a partir das 13 horas, uma programação cultural voltada para todos os associados. A festa unificada já tornou-se uma tradição da entidade, que representa todos os educadores (professores, especialistas e funcionários de escola).





Festa do educador realizada em 2008 na sede social do Sinproesemma

Feijoada, grupos musicais, sorteio de brindes, festa e muito lazer marcará este dia de grande importância para os trabalhadores em educação do Estado e do país. Para participar do evento, basta ter em mãos o último contracheque ou carteira do associado



Publicado em Sem categoria
Deixar um comentário

NOTA OFICIAL

Publicado em 20 de outubro de 2010 por LEOCANDIDA

SINDICATO DOS TRABALHORES EM EDUCAÇÃO



PÚBLICA DO MARANHÃO – SINPROESEMMA



O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA), diante da forma intempestiva e desorganizada que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) montou um calendário de formação continuada para professores, vem a público para:



1.Reiterar que a Formação Inicial e Continuada são bandeiras históricas da categoria e sem elas a Educação Pública está condenada ao fracasso;

2.Esclarecer que a Formação defendida por esta Entidade não é a atualmente aplicada, uma vez que foi transformada em espetáculo realizando-se, de tempo em tempo, apenas para alimentar as estatísticas oficiais e cumprir tabela;

3.Afirmar que a Formação precisa ser permanente, planejada, orientada e aplicada pelas equipes técnicas das escolas em consonância com as diretrizes da rede oficial de ensino;

4. Defender que a Formação deve ser executada no início dos semestres letivos;

5.Esclarecer que oficialmente o Sindicato não foi consultado sobre a realização do calendário de Formação, posto em execução pela Seduc com prejuízos para a comunidade de pais e alunos, pois antecede às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);

6. Denunciar que a forma atabalhoada como foi, e está sendo executada a Formação, provocou revolta na categoria diante das precárias condições de organização e infraestrutura (alojamento, alimentação de má qualidade, repetição de conteúdos, poucos recursos didáticos, dentre outros), e a inexistência de debate sobre o qual deveria ter sido a temática da Formação.





São Luís, 19 de outubro de 2010.



Publicado em Sem categoria
Deixar um comentário

Jornal Aqui-MA denuncia precariedade nas instalações da Escola Coelho Neto

Publicado em 19 de outubro de 2010 por CLAUDIA

Escola Coelho Neto está há quase duas semanas sem aulas à noite por conta de ferrugem na instalação elétrica



Corredores e salas de aulas vazias e escuras. Foi assim que o Aqui-MA encontrou a Unidade de Ensino Coelho Neto, no bairro Ivar Saldanha, na quinta-feira, dia 14. Sem energia na escola, os alunos não têm alternativa a não ser sair mais cedo, para evitar o calor e a sede.



A situação é ainda pior para quem estuda no turno da noite, pois desde o dia 5 deste mês, os estudantes não têm aulas porque a escola está sem energia elétrica. Ferrugem na instalação elétrica provocou o problema, segundo a Companhia Energética do Maranhão (Cemar). A situação foi comunicada ao Suporte do Sistema Educacional do Estado por meio de ofício, mas nenhuma providência foi tomada até agora.



Ao todo, 1.051 alunos que estão sendo prejudicados. Desses, 380 são do turno matutino, 325 do turno vespertino e 346 do noturno (estes em quatro turmas de Educação para Jovens e Adultos e cinco de Ensino Médio Regular). Quem estuda pela manhã e à tarde está tendo apenas três horários por dia, saindo na hora do intervalo. À noite as aulas foram suspensas.



O aluno do 1º ano do ensino médio, Antonio Filho Martins, de 18 anos, diz ficar envergonhado com a situação. “Esse é um problema vergonhoso que já deveria estar solucionado, pois estamos perdendo o conteúdo que deveria está sendo passado”, disse.



Lixo



Além dos estudantes, os funcionários da secretaria e direção do Coelho Neto estão sem poder usar computadores. “Quem tem computador em casa, leva serviço para ser adiantado em domicílio, mas quem não tem fica com o mesmo acumulado”, revelou a diretora adjunta Maria do Carmo Rolim, que também mostrou outro fato preocupante: o acúmulo de lixo nos fundos da escola, local que, segundo os vigilantes, também está servindo como ponto de consumo de drogas. “A população do próprio bairro vive jogando lixo aqui. Uns dias atrás eles tocaram fogo no entulho e por pouco não incendiaram a escola”, contou a diretora.



Seduc



A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por intermédio da Superintendência de Suporte à Educação (Supesed), informou por meio de nota que encaminhou na quinta-feira, dia 14, um eletricista à escola para solucionar o problema na rede elétrica do prédio.



Texto: Rosana Carneiro/Fotos: Karlos Geromy



Publicado em Sem categoria
Deixar um comentário

Governo oferece formação a educadores em condições precárias

Publicado em 19 de outubro de 2010 por LEOCANDIDA

Um grupo de educadores que participam do curso Formação Continuada em Rede, promovida pelo governo do Estado (Secretaria de Estado da Educação), e administrado pelo Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Social do Maranhão – IADESMA está insatisfeito com as péssimas condições de estrutura oferecidas a ele, durante os três dias em que acontece o curso em São Luís.



Desde a última segunda- feira (18), cerca de mil professores contratados e efetivos, advindos de várias regionais do Maranhão, protestam quanto às instalações, alimentação, condições sanitárias, falta de material didático e de apoio, diárias, dentre outras deficiências registradas.



No enunciado do curso postado no site da Seduc, a Formação Continuada em Rede, prevista no Calendário Escolar, é destinada a 100% dos professores da rede estadual de todo o Maranhão e tem a finalidades de promover a interação e a troca de experiências entre os docentes da mesma área, rever suas práticas pedagógicas, discutir metodologias inovadoras e aprimorar o ensino e aprendizagem, com base nos Referenciais Curriculares, reelaborados recentemente.



Precariedade de infra-estrutura



No entanto, de acordo com o professor Josafá Machado, professor de nível médio do município de Mirinzal, nada disso está acontecendo. Ainda segundo o enunciado, o curso tem previsão para terminar na próxima sexta-feira, (22), mas, o professor garante que muitos dos inscritos resolveram voltar para seu lugar de origem, por conta da precariedade de infra-estrutura para sua realização.



“Como podem nos oferecer um curso em condições como esta”? Questiona, contestando sobre a insalubridade do prédio e as demais condições. Josafá disse que constatou a entrega de comida podre (com mau cheiro), servida ás 13 horas.



“Sem contar que temos que aguardar em uma fila imensa, com cerca de 500 pessoas para recebermos a nossa quentinha”, discorreu ele, ao tempo que reclama da diária distribuída pela empresa, no valor de 48 reais.



“Muita gente desistiu. Alguns voltaram, outros deixaram a sala de aula e decidiram protestar, enquanto não for resolvido o problema”, declarou o participante.



Publicado em Sem categoria
Deixar um comentário

CONVOCATÓRIA

Publicado em 19 de outubro de 2010 por LEOCANDIDA

O SINPROESEMMA convoca a todos os trabalhadores em educação para participarem nesta quarta-feira (20), às 9 horas, da Assembléia Regional de São Luís – que ocorrerá na sede da Fetiema -, Praça da Bíblia, centro.



A assembléia tem como motivação, o debate sobre a greve geral para o início do ano letivo de 2011, além de encaminhamentos de propostas para a continuidade da mobilização em todo o Estado, em prol da aprovação na Assembléia Legislativa, e posterior implantação do Estatuto do Educador.